Uma das ações da Secretaria de Estado da Saúde – SES, sob influencia do Deputado Estadual (licenciad) Ricardo Murad (foto) em Coroatá, é alvo da política de perseguição imposta por ele. Não é à toa que é conhecido por Pinochet ou trator.
Fechado há quase três anos, o Hospital Regional "Alexandre Mamede Trovão" encontra-se em completo estado de abandono e com as obras de “reforma” paralisadas.
Nenhuma alma viva na suposta reforma
Com o hospital fechado, os pacientes que antes utilizavam os bons serviços na Unidade, estão à ver navios no deserto.
Com capacidade para 70 leitos, salas climatizadas e equipamentos novos, O Hospital tinha sido reformado pouco tempo antes da "reforma" anunciada por Murad. Lá eram realizados atendimentos materno-infantil, mais precisamente obstetrícia com pré-natais e partos, além de atendimento pediátrico.
Populares que antes utilizavam os serviços lá disponíveis, expressam constantemente sua insatisfação. Em conversa informal com D. Maria Silva (45), moradora do bairro Trezidela, ela foi enfática: “deixou saudades”, disse lamentando pelo estado em que o mesmo se encontra. “Isso é um desrespeito com o cidadão”, desabafou.
Entenda o caso
Até o segundo semestre de 2009, o Hospital da Trezidela (como é conhecido) estava sob a gestão da Prefeitura. Com a cassação do Governador Jackson Lago em 2009 e a conseqüente ida de Ricardo Murad para a Secretaria de Estado da Saúde, este tratou de perseguir seu desafeto político (Luís da Amovelar) e retirou da Prefeitura de Coroatá a gestão do mesmo. Vale relembrar que sob a gestão da Prefeitura, o Hospital era referência no tratamento e acompanhamento de gestantes, exames, cirurgias, e estava funcionando normalmente.
A perseguição criminosa e irresponsável, desestruturou gradativamente o sistema de saúde coroataense, que funciona como micro-região para atendimentos de média complexidade, atendendo também a populações dos municípios de São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Capinzal do Norte e Timbiras.
Com a gestão do Hospital, Ricardo Murad (conhecido por populares como trator) deu um presente para a cidade: FECHOU O HOSPITAL DA TREZIDELA sob a alegação de uma fictícia necessidade de reforma, afinal de contas o mesmo tinha sido reformado em 2008.
Jocimar Pereira Gomes (foto), gestor de saúde da região dos cocais (ligado politicamente a Ricardo Murad) declarou que tão logo recebesse o controle do Hospital o mesmo continuaria funcionando no dia seguinte. Pura enganação! Os pacientes do Hospital da Trezidela tiveram que ser retirados às pressas do Hospital e transferidos imediatamente para o HGM (Hospital Geral do Município), o que ocasionou a superlotação do único Hospital que passou a funcionar no município.
Hoje a realidade do Hospital da Trezidela é diferente da realidade de quando o Hopsital era administrado pela Prefeitura: antes funcionava, hoje está fechado!
A ofensiva para desestruturar o sistema de saúde da cidade continuou com o confisco de recursos federais e estadual para Coroatá. Mensalmente, o município estar sendo penalizado em menos R$ 642.000,00 (seiscentos e quarenta e dois mil reais).Tal ato, gerou demissões de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e outros profissionais da saúde; além de desabastecimento de remédios e redução de atendimentos especializados.
O desmonte do sistema de saúde de Coroatá mostra como o secretario de saúde do atual governo tem sido impiedoso com o povo da nossa região.
Assim, parece que mais uma vez o povo carente coroataense , que representa a maioria da população, paga o ônus por ter rejeitado nas urnas que a oligarquia Trovão Murad voltasse ao poder na cidade, nas eleições municipais de 2008.
O desmonte do sistema de saúde de Coroatá mostra como o secretario de saúde do atual governo tem sido impiedoso com o povo da nossa região.
Assim, parece que mais uma vez o povo carente coroataense , que representa a maioria da população, paga o ônus por ter rejeitado nas urnas que a oligarquia Trovão Murad voltasse ao poder na cidade, nas eleições municipais de 2008.
Com a palavra, o senhor: Jocimar Pereira Gomes, que havia prometido o funcionamento do saudoso hospital da Tresidela, no dia seguinte.
Pra encerrar, um famoso Cordelista (quem faz Literatura de Cordel) coroataense, solicitado pelo blog para expressar essa situação em rimas, declamou:
Foi só ele assumir, pro Hospital nunca mais abrir
Agora, que ele nem pisa mais aqui, vemos que ele não está nem aí
Pelo visto, esse trator de pneus furados só sabe destruir!
Mas esse trator vai voltar, com palavras bonitas pra te encantar
Mas o povo já sabe qual resposta tem que dar:
Trator pra derrubar? NÃO DÁ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário