NOVA GREVE DA PMMA E DO CORPO DE BOMBEIROS:

A expectativa é grande por parte da população maranhense, com a  possibilidade de greve dos policiais militares e membros do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A governadora Roseana Sarney Murad (PMDB), teria mandado preparar ofício solicitando a presença de integrantes da Força Nacional no Maranhão, caso os policiais militares e o Corpo de Bombeiros decidirem paralisar suas atividades mais uma vez, prevista para o dia 23 deste.
De acordo com informações, serão 600 homens da Força Nacional para substituir os militares e combater os grevistas, à custa dos contribuintes.
O acordo selado entre o governador em exercício, Washington Oliveira (PT), com os militares, avalizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e pelo líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB), não foi respeitado.
O acerto de que não haveria retaliações foi jogado no lixo, quando do retorno de Roseana Murad ao cargo.  Dois tenentes coronéis foram exonerados de seus postos no Corpo de Bombeiros e um terceiro teria sido preso.
O pior estava por chegar. Conforme revelou o blog de Marco Deça, a governadora decidiu, em reunião, que não atenderá a pauta de reivindicação dos militares e do Corpo de Bombeiros. E quem se inssurgir será rigorosamente punido.
Segundo um simpatizante do movimento paradista ( fita vermelha), que não quis se identificar, mencionou ao blog que quem apostar suas fichas contra o movimento vai perder. Vamos aguardar para saber se haverá greve.

Ação: de volta ao cárcere

Lago da Pedra – MA: Policiais Militares integrantes do 5º pelotão/10ª CI, sob comando do tenente Rawlinson, prenderam na última sexta-feira (11)  às 18h30 Flavio do Nascimento. Ele é acusado do crime de ameaça, contra Daniel Santos Souza, ocorrido no interior do Bar do Inacinho e amigos, alem de fazer apologia ao crime. Flavio, encontrava-se em liberdade condicional, há suspeitas que ele seja integrante de uma quadrilha especializada em assaltos, suspeitos de praticarem assaltos em Lago da Pedra e região. No celular do acusado a polícia militar, encontrou diversas fotos dele portando armas, e usando um colete balístico. Na residência do conduzido, foi encontrado uma espingarda calibre 20 Mm, com a numeração adulterada. Os militares, apreenderam ainda em seu poder, dois cartuchos intactos calibre 38 Mm.

Violência:

A onda de violência que assola Coroatá, a 356 quilômetros da nossa capital, é destaque no blog (helcio.silva.zip.net) em Curitiba - Paraná. O jornalista Hélcio Silva, ex-apresentador do programa de TV Coroatá em Debate, mencionou que o povo questiona a ausência do delegado de polícia civil Reno Cavalcante, (leia-se: ta em Teresina...). Diversos assaltos acontecem a toda hora na cidade, o comercial São Marços localizado na Rua nova – centro, foi o alvo mais  recente de ação criminosa, por volta das 12h30 do ultimo sábado (12), em plena luz do dia a proprietária e uma funcionaria, foram mantidas reféns, sob a mira de revolveres de dois bandidos, enquanto o terceiro individuo aguardava os comparsas do lado fora. O trio criminoso, evadiram-se em uma motocicleta, até o momento nenhum deles foram presos. A insatisfação da comunidade, para com o sistema de segurança pública é grande. A polícia militar é comandada pelo 1º tenente Mayko, o efetivo é insuficiente, para garantir a segurança dos coroataense e dos brasileiros que aqui vivem. Por sua vez, a polícia civil é chefiada pelo delegado Reno Cavalcante, diversos crimes sem soluções, inclusive vários homicídios que os autores ficam na impunidade. Enquanto isso o contribuinte fica a ver navios no deserto. A simples presença do delegado regional de Codó, Rômulo Vasconcelos em solo coroataense, da uma significativa sensação de segurança, somada à participação de alguns guardas municipais.

FIM DE CAMPANHA

A campanha do Blog do Louremar Fernandes, (www.louremar.com.br), intitulada o “blog do Louremar Fernandes também é meu” finalizou, e arrecadou a importância de R$ 450,00, (quatrocentos e cinqüenta reais), segundo o blogueiro e soldado, as doações não o surpreendeu, pois o povo não tem o habito de participar.
Louremar Fernandes, é soldado da Policia Militar do Maranhão, desde 1994, e exerce suas atividades profissionais no 15º BPM, sediado em Bacabal-MA, mas o auto denomina radialista profissional.

COROATÁ: DESABAFO DE VITINHO TROVÃO MARCA MISSA DE SÉTIMO DIA DE VITÃO

Familiares do comerciante e político Vítor Dias Trovão realizaram duas missas de sétimo dia do seu falecimento no sábado (22/10).
Uma em São Luís. A outra, em sua terra adotiva Coroatá.
Em Coroatá, a celebração foi na catedral de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade e contou com a presença de familiares, amigos e correligionários. O ato religioso foi marcado pelo protesto do ex-vereador Vitor Dias Trovão Filho (Vitinho), emocionado e chorando ao usar a palavra concedida pelo padre (desabafou), mencionou que foi descriminado pelos irmãos, que somente tomou conhecido da internação de seu Pai, internado desde a sexta-feira (07/10) no UDI Hospital, por acaso, pois a família omitiu dele a informação. Acrescentou ainda, que seu cunhado Ricardo Murad (presente na missa), secretario de saúde do Maranhão, estava tirando proveito político da morte de seu genitor. Sob forte emoção, agradeceu a manifestação popular do povo coroataense. No fim da tarde daquele sábado, às 18h30, a missa em memória do ex-deputado Vitão foi celebrada na igreja de Santo Antônio, em São Luís.

Mudanças:

Fala-se em Codó, que haverá mudanças em alguns cargos da esfera estadual. Há rumores que diversos cargos de confiança, seriam de indicação do deputado Camilo Figueiredo, tido como pré-candidato a prefeito. Vamos aguardar...

Movimento Paradista: ganha força em Caxias

Hoje pela  manhã, centenas de policiais militares do 2º Batalhão de Caxias, de Timon e da 9ª Companhia Independente sediada em Codó, reuniram-se em assembléia na cidade de Caxias.
Sob liderança do coronel Ivaldo Barbosa, os PMS e Bombeiros Militares articulam a paralisação das atividades profissionais a partir do próximo dia 08/11. O movimento é intitulado de “paradista” e tem como símbolo uma fita vermelha amarrada no pulso.
A decisão pela Operação Padrão foi tomada em Assembléia Geral realizada em 27 de outubro, durante encontro da categoria na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema).
Inconformados com o fato de o Governo do Maranhão não ter incluído a reparação das perdas salariais no orçamento para o ano de 2012, os policiais se reuniram com as entidades sob a liderança do coronel Ivaldo Barbosa. Ivaldo tem um excelente relacionamento com a tropa, e é o único oficial superior da ativa que manifestou-se  a favor das reivindicações.
Entenda as reivindicações
Além das perdas salariais, no índice de 30%, os militares pleiteiam o cumprimento do escalonamento vertical. O escalonamento é o índice que estabelece os parâmetros para o salário do soldado ao coronel. Mesmo o assunto já tendo transitado em julgado a favor dos militares, o Governo ignora o assunto. Os militares reivindicam também jornada de trabalho de 44 horas semanais e novos critérios para a Promoção.
Dialogo adiado
O Governo do Estado havia marcado para hoje à tarde uma reunião com as entidades representativas dos militares. A reunião foi adiada para amanhã e não se sabe quem será o interlocutor do Governo. As entidades que participaram da assembléia que decidiu pela paralisação não foram convocadas para a reunião.

MOVIMENTO PARADISTA: FITA VERMELHA

Policiais Militares do Maranhão, reuniram-se em 27 de outubro, em Assembléia Geral  em São Luis e decidiram por unanimidade  paralisar suas atividades profissionais, a paralisação está prevista para terça-feira (08/11), em protesto ao descaso do governo do Estado para com a categoria. Participaram do evento as principais Associações militares da capital e do interior do Estado, entre elas: ASSEPMMA (Associação dos Servidores Públicos Militares), Associação dos Inativos(sargento Da Hora) e ASCASOL (Associação de Cabos e Soldados, (presidente Cabo Dias), a reunião marca a coalizão de forças por parte da categoria que juntas decidiram lutarem por seus objetivos. A decisão de paralisação foi tomada em razão do descaso do governo do em não atender as reivindicações dos militares que negociam deste março o Plano de Cargos e Salários da classe. Em clima de grande expectativa que contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, resolveram deflagra na terça-feira vindoura (08/11) o movimento denominado por PARADISTA. De acordo com lideres do movimento, uma nova historia de luta, começa a ser escrita na vida dos militares.
Segundo informações de fontes ligadas à comissão dos militares, os manifestantes presentes na Assembléia Geral, adeptos do movimento batizado por PARADISTA tem como símbolo uma fita vermelha amarrada no pulso.